Seminário da Caneta ao Algoritmo.
- academiaparaibanad5
- 8 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2025
O Seminário da Caneta ao Algoritmo, foi realizado no dia 08.04.2025 às 19hs no Auditório Executivo do Centro Universitário UNIESP, o qual forneceu o imprescindível apoio cultural e logístico. O Seminário foi o fruto de uma exitosa articulação conjunta entre as seguintes Academias paraibanas: Academia Paraibana de Direito (APD), Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP), Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON), Academia Paraibana de Ciências Econômicas (APCE), Academia Paraibana de Poesia (APP), Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC) e Academia de Ciências da Administração.
O Seminário debateu os impactos da Inteligência Artificial (IA) na produção literária e intelectual, na pesquisa acadêmica e na preservação do patrimônio literário, por meio de palestras proferidas pelos seguintes palestrantes: Joanildo Mendes (Jornalista), Rui Leitão (Escritor e Jornalista) e Walber Rufino (Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, doutor em Ciências Policiais e presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba).
Durante o evento foram debatidos amplamente os seguintes temas: “Como a IA pode transformar a escrita, a pesquisa e a preservação do patrimônio literário” , “IA’s e a interferência no jornalismo e mídias sociais” , “A IA pode escrever notícias, mas pode buscar a verdade?” e “IA e a escrita: criatividade ou uma cópia bem-feita?” .
O Presidente da APD Boisbaudran Imperiano durante a abertura do Seminário concedeu o Diploma de Honra ao Mérito da APD para a Magnifica Reitora do UNIESP Dra. Erika Marques, pelos relevantes serviços prestados na difusão da cultura jurídica.
O Presidente da APD destacou que: "Esse Seminário fruto de uma articulação exitosa entre as Academias: APD, ALMEPE, APBCICON, APCE, APP, ASLAC e APCA; o qual demonstrou o grau de maturidade e entrosamento dos Presidentes destas Academias em difundir a cultura e proporcionar um amplo debate sobre um tema extremamente importante para a sociedade atual, além de que essa articulação entre as academias é um marco histórico na construção de parcerias comuns".








Comentários